Muleke do Curro

Tudo sobre Nova Era – MG

FAZENDA DA VARGEM , PATRIMÔNIO HISTÓRICO.

fotossaojoseda-lagoaenovaera-067.jpg

Foto(26) Fazenda da Vargem ( fica mais ou menos 3 km do centro de N.Era , sentido a cidade vizinha , São Domingos do Prata ) alguns anos atrás , no mês de julho ( FEANE ) acontecia promoções de shows , hoje , não acontece nada e a fazenda se deteriorando .Esta fazenda foi do avô da minha mãe ” VÔ TINECO ” tinha escravos e plantação de café. Idéias é que não faltam , criar o dia do novaerense ausente , shows , exposições de fotos antigas , tudo neste imenso espaço, como era a festa da FEANE. O que é bom se repete, não importa qual era o Governo Municipal ou partido politico , deu certo o povo comparece…É ou não É, povo de N.Era ? Manifeste !

Anúncios

abril 29, 2007 - Posted by | 1

9 Comentários »

  1. Ascanio ,
    Conheci um outro maluco apaixonado com esta cidade ,o “vidigal “.
    Falou pra mim que esta fazenda tem 70 janelas e 40 portas .Realmente tive o prazer de ver seu blog e sentir que esta cidade deve ser realmente um barato.Mas o vidigal pegou pesado…
    Ascanio gostei de ver o amor pela sua terra natal, parabéns e vai em frente.
    zé Maria

    Comentário por José Maria Ferreira | maio 4, 2007 | Responder

  2. Quem não se lembra a FEANE no mês de julho? Era uma alegria. Meu padrinho Tãozinho me levou lá pra ajudar na decoração, onde encontramos tio Jaime Penha e tia Edith no meio de um monte de bandeirolas.Subi na escada e ajudei a amarrar e decorar aquele espaço mágico e lindo.Que pena que virou um retrato do descaso com o patrimônio histórico de Nova Era.Mas o povo pode se reunir e fazer reviver o espaço transformando-o em espaço cultural da cidade.Fazendo festas juninas, bazares e festas gerais.Não deixem a lembrança morrer.Eu viajava de Coronel Fabriciano todo ano pra curtir a Feane como muita gente que morava em outra cidade.A cidade pertence ao povo, que paga seus impostos, portanto, cabe ao povo fazer alguma coisa por si.Força gente.

    Comentário por Sílvia Vidal Bastos | fevereiro 9, 2008 | Responder

  3. É lamentavel como as coisa boas em Nova Era se acabam, não moro mais lá mas fico triste em saber como uma cidade como Nova Era não inverte na cultura. A fazenda da vargem tem um forte poder cultural e estão deixando esse patrimônio as traças. Eu não consigo entender pq sai ano, entra ano e a mentalidade dos politicos locais são as mesmas. espero que o proximo prefeito pense nesse aspecto, cultura traz investimento e renda para a cidade. Pense nisso povo novaerense!!

    Comentário por Wender Sidnei Caetano | abril 5, 2008 | Responder

  4. Gostaria de saber se você tem a história da fazenda,
    se você tiver favor mandar para o meu E-mail…
    A Historia agradece…

    Abração e fica na Pazzzzzzzz…

    Comentário por Fernando Mazza Fernandes | dezembro 5, 2008 | Responder

  5. Tudo bom Ascanio, sou Douglas Batista filho de Jorge Batista muito amigo do seu irmão Leonel, gostaria primeiramente te parabenizar e também falar que sou apaixonado com esta cidade, agora queria saber se vc tem alguma foto ou algo que seja que fale sobre a história da FEANE, tenho muita saudade daquela festa e queria lembrar daqueles tempos. Muito obrigado até a próxima….

    Comentário por Douglas Batista | janeiro 16, 2009 | Responder

  6. Ascânio,

    Meu bisavô (Capitão Antero Martis da Costa) foi um dos donos da fazenda, minha avó nasceu lá em 1989 e da última vez que a visitei, pude ver apenas a casca.

    Herdeiros dos ex-moradores de lá, com certeza têm uma imensa tristeza ao ver o que restou da Vargem e, têm certeza, não vai demorar o dia em que ela vier abaixo.

    Não é hora de conclamarmos todos os interessados a fazer um funco para contribui para a restauração da fazenda? OU até mesmo transformá-la nu museu ou hotel fazenda.

    Estou aí para tudo, me escreva e nos falamos mais.

    Comentário por mauro alvim | dezembro 6, 2009 | Responder

  7. Meu pai nasceu e foi criado nesta fazenda…todos nos somos primos?

    Comentário por ana clelia couto horta | agosto 14, 2010 | Responder

  8. Olá pessoal!

    Vejo com tristeza este patrimônio histórico de Nova Era ser depreciado pelo tempo, sem receber o devido cuidado.

    Meu pai nasceu na Fazenda da Vargem, onde viveu os primeiros anos de vida, ao lado de meus avós e tios. Com certeza sou parente de algumas das pessoas que publicaram comentários aqui.

    Um abraço a todos !

    Leonardo.

    Comentário por Leonardo Silva Horta | março 31, 2011 | Responder

  9. No primeiro encontro não participei mas fique sabendo através do Mussum, com certeza se houver outros serei um Novaerense presente

    Comentário por Edinho(canhão) exgoleiro do comercial | novembro 30, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: